Quem disse que o tempo não para?

 

No dia 02 de julho de 2022, o Fluminense Football Club enfrentou no Maracanã o Sport Club Corinthians Paulista, pela 15ª rodada do campeonato brasileiro de futebol profissional masculino. Repito: o Fluminense Football Club enfrentou ontem, no Maracanã, o Sport Club Corinthians Paulista, pela 15ª rodada do campeonato brasileiro de futebol profissional masculino!

Para os três pontos em jogo, pouco importava quais seriam os jogadores que vestiriam as camisas desses dois clubes. De um lado estava o Fluminense e do outro o Corinthians.

O Fluminense foi o dono do jogo, como deve ser em qualquer jogo na qual a sua camisa seja vestida por um jogador.

Às 16h32min, o árbitro Wilton Pereira Sampaio apitou o início da mais longa partida de futebol já disputada pelo Fluminense e mais adiante eu citarei porque esse jogo durou tanto.

Às 16h47min, Manoel Lukako escorou a bola vinda de um escanteio, cobrado pelo Jhon A Cada Dia Melhor Arias, fazendo-a tocar a trave e balançar as redes do Sport Club Corinthians Paulista, fazendo 1 X 0 para o Fluminense Football Club.

Às 17h13min, German Chora Vascaíno Cano, também escorando de cabeça, mas dessa vez uma bola vinda de cobrança de falta, cobrada também pelo Jhon A Cada Dia Melhor Arias, a enviou diretamente às redes do Sport Club Corinthians Paulista, fazendo 2 X 0 para o Fluminense Football Club.

Às 18h03min, numa bela assistência de Samuka, um jovem de 32 anos, revelado recentemente pelo Fernando Diniz, o German Chora Vascaíno Cano bateu com força de perna direita e a bola parou nas redes do Sport Club Corinthians Paulista, fazendo 3 X 0 para o Fluminense Football Club.

Às 18h23min, o Fernando Diniz enviou o Fred para o aquecimento e a torcida do Fluminense – quando o viu o ídolo à beira do gramado, sem o colete amarelo – vibrou tanto, em uníssono, que deu a todos os que estavam fora do estádio a equivocada certeza de que mais uma bola balançara as redes paulistanas.

E às 18h31min, após bola vir da ponta direita, numa boa jogada do Alexandre de Jesus, o Martinelli Podemos Devolver o Nonato, tocou à feição para o Fred Eterno Vai Te Pegar bater – no estilo mais pessoal dele – com a perna direita e fazer o placar marcar Fluminense Football Club 4 X 0 Sport Club Corinthians Paulista.

Naquele exato momento, o tempo parou no estádio Mário Filho, pois foi criada ali uma bolha de outra dimensão, uma espécie de cronostase real e impossível de ser medida.

O tal do tempo, aquela sucessão de fatos que ocorre simultaneamente em relação a dois ou mais observadores, passou a ocorrer de forma absolutamente assíncrona, pois dali em diante cada segundo passou a ter por volta de 10 mil milissegundos.

Enquanto fora do Maracanã o tempo transcorria normalmente, lá dentro nada era normal, tudo parecia estar sendo visto por uma câmera T-CUP.

Frederico Chaves Guedes se transformou em Cronos, o deus do tempo quantitativo, sequencial, ritmado e fez com que os aproximadamente 43.000 Tricolores presentes no estádio experimentassem uma sensação única e atemporal.

Além de Fred Cronos é evidente que alguma outra força atuou ali, pois nada do que aconteceu naquele tarde/noite mágica ocorreu por mero acaso. Aquilo tudo certamente teve também a Mão de Deus, de Allah, de Elohim, de Kyrios, de Oxalá…

E que privilégio eu e todos os que lá estávamos tivemos ao testemunharmos tudo aquilo!

No auge dos seus quase 39 anos Fred vem repetindo que a torcida do Fluminense foi a única que acreditou nele nos momentos mais difíceis e que ela o tirou do chão. Apesar de ser verdadeira essa afirmativa, isso deixa claro que Fred ainda não se deu conta de que em 2009, quando abriu mão de seguir a brilhante carreira internacional que trilhava para aos 26 anos – idade na qual NEM UM jogador brasileiro bem sucedido no exterior retornou ao Brasil – deixar a Europa e vir jogador no Fluminense Football Club, ele dava o seu primeiro passo para se tornar, no mínimo, um top 3 dos maiores ídolos de todos os tempos no clube e que a torcida Tricolor lhe é muito grata desde então.

Obrigado Fred Etern9 pela parceria com a nossa torcida e pela dedicação ao nosso clube! Cada um dos seus (até hoje) 199 gols vestindo a nossa camisa e cada gesto de interação sua com os nossos torcedores têm contribuído de forma decisiva para levar o nosso Fluminense de volta ao auge.

Seremos eternamente gratos à decisão que você tomou em março de 2009 e assinou seu primeiro contrato com o clube e à que tomou em 2020, voltando ao clube, mesmo após a patética e incompetente dispensa que recebeu em 2016.

Enumerar seus feitos é desnecessário, mas reconhecê-los e agradecer por todos eles é um direito e uma obrigação de todo verdadeiro torcedor do Fluminense Football Club!

O B R I G A D O F R E D !!! E até o dia 09 de julho de 2022!

_Por Sergio Motta_

COMPARTILHE
Imagem padrão
andre.luiz
Artigos: 2577

8 comentários

  1. Parabéns Sérgio “Alquimista” por conseguir escrever com o coração!!!

  2. Cara, moro distante (João Pessoa) e, também por causa do trabalho, não pude estar presente e nem estarei fisicamente no dia 09, mas ao assistir pela TV no sábado e ler sua crônica hoje, juro que senti como se no Maraca estivesse.
    Parabéns por traduzir o Sentimento de cada Tricolor!!

Os comentários estão encerrados.