Muitos de nós ficamos todo o ano de 2.021 a bradar para ver um time diferente. Estávamos cansados da inepta formação 4-3-3 e exigíamos uma Linha de 3 na defesa. E nem “estávamos aí” para o que alguns diziam ser necessários muitos treinos para a mesma se encaixar!
E não é que agora, a todo o momento, muitos reclamam desta formação diferente feita pelo Abel, o chamado 3-4-3, pedindo que seja desmontada a linha de 3 atrás por não ser eficiente?
O que de fato mais reclamamos é da inexistência de um meia de ligação. E isto está correto. Mas acho que todos nós, Abel e Torcida, precisamos ser analisados. Precisamos deitar num divã do tamanho do Maracanã!
Não vou aqui discutir táticas, não é o objetivo, mas tentar entender o que seria essa teimosia do Abel em manter um esquema aparentemente ruim em jogos contra times inexpressivos do cenário nacional. Será somente teimosia de um enigmático técnico?
O Abel, para mim, não está sendo teimoso contumaz. E nem uma pessoa arrelienta que pensa em punir aqueles que pretensamente o desafiam. Ele tem sim suas convicções e está tentando emular situações prováveis de acontecer em jogos da Libertadores nestas fraquíssimas pelejas do Carioqueta.
Recuar no 1 a 0 contra o Audax, argumentando que precisava não perder o jogo, hoje analiso como um treino para que saibamos como agir em jogos mais complicados da Libertadores.
Manter 3 volantes em jogos que temos totais condições de partir para cima é para, antes, dar consciência ao elenco de como se portar nos jogos difíceis que teremos à frente nas 2 primeiras fases da competição continental.
Mas talvez a verdadeira faceta da equipe mostrou-se nos clássicos onde o famoso coração na “ponta da bota” pode ser praticado. Posso não gostar (como de fato não) desse time sem genialidade no meio de campo. E mesmo não sendo ‘resultadista’, tenho que reconhecer que esse caminho nos tem levado às vitórias.
Precisamos aguardar os próximos jogos para começar a ver um Fluminense mais e mais eficaz, com menos sustos que o magro 1 a 0 de sempre nos vem trazendo. Concordo que todos nós talvez precisemos de um divã antes que, de forma desvairada, sejamos todos nós jogados no Instituto Pinel da torcida, a rede social, que na maioria das vezes só consegue ver o erro.
Esta é a coluna em 3 Cores de hoje e
Eu sou o Cronista Maluco Beleza Tricolor.
Fernando Barcellos
Sigam meu perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/cronistatricolor/
Acho que ele mantém o esquema para que quando precisar de usar os reservas todos estejam adaptados. Ontem o Fluminense jogou com uma vontade enorme e a bola simplesmente não entrava, caso viesse uma goleada acho eu que o esquema não estaria sendo tão debatido.
Penso da mesma forma.. e os q entram precisam também ter a liberdade, Nelson, de improvisar. Um gde abraco6
Show Cronista! Ele está convicto de que a formação com três zagueiros é a ideal e o máximo que alterará de um jogo para outro ou até mesmo no decorrer de um mesmo jogo será passar do 3-4-3 para o 3-5-3, mas priorizando os jogadores que tenham o perfil de buscar a bola. Os com criatividade, mas de pouco empenho não terão vez com ele. Não é o que eu desejo é sim o que já possível observar. Vem dando certo, então que assim seja!
Corrigindo: passar do 3-4-3 para o 3-5-2
É bom ter convicções.. melhor ainda a inteligência e humildade para mudar qdo não dá certo.
Meu grande Cronista Tricolor, você mais uma vez arrebentando nos seus argumentos, pois penso da mesma forma, o Abel está utilizando o Campeonato Carioca, para fazer simulação do quarto principais jogos que teremos para entrar na fase de grupos, mesmo com time inferior, deixou três zagueiros e dois volantes para que ele aprimorem a marcação, pois como você mencionou , é uma formação nova que requer treinos, e como treinos são difíceis, já que temos jogos quartas e domingos, vamos aproveitar o Carioca para realizar esses testes….nas semi finais do Carioca nós estaremos com certeza, mais o objetivo do Fluminense é a fase de grupos….e precisamos estar muito bem alinhado dentro de campo para as batalhas que ocorreram a seguir.
Mais uma vez parabéns pela sua análise!!!
Gian, mais 1 vez te agradeço nossos papos q me inspiraram e motivaram a escrever essa Coluna. Um grande abraço.
Cronista, bom dia!
Cada vez fica mais nitido que Abel usa o Carioca de Laboratório para os grandes desafios que teremos pela frente. Quem entrar no transcorrer do ano (e precisaremos muito do banco) precisa ter bem assimilado o esquema de jogo, penso que por isso ontem ele manteve os 3 zagueiros, mesmo quando o jogo não pedia, já que a Portuguesa não ameaçava. Abel está convicto do que quer, como voce mesmo diz em seu texto. O esquema está encaixando, buracos defensivos já não mais existem, vamos chegar semana que vem ‘ Na ponta dos cascos”.
Mais um belo texto, meu amigo.
Carlão, o imberbe, o legal e que mesmo pegando motes diferentes nossos textos se aproximaram nesse ponto. Um grande abraço ao pei do Miguelito 2.028