A verdade é que, se não fossem pelos dois gols abertos pelo Vila Nova no Maracanã, esta eliminatória de terceira fase de Copa do Brasil teria muito menos emoção. Se colocar na ponta do lápis, o Fluminense sempre foi franco favorito a se classificar. Por isso, a vitória por 2 a 0 ontem, no Serra Dourada, só confirmou o esperado. Mesmo sem ser brilhante, o tricolor está nas oitavas de final.
Classificado, o Fluminense avançou para a próxima fase da Copa do Brasil e embolsou mais R$ 3 milhões na conta — agora são R$ 4,9 milhões somados na competição. A data do sorteio das oitavas de final ainda não está definido, mas existe a expectativa de que aconteça em 2 de junho.
A realidade é que o Fluminense precisou de apenas nove minutos para selar a classificação. Após escanteio desviado por Nino, Cano cabeceou para marcar e tranquilizar a pressão de um Serra Dourado lotado. O problema é que parou por aí. A sorte da equipe de Fernando Diniz é que o Vila Nova não conseguia acertar as finalizações.
Sem Ganso, lesionado, o meio-campo tricolor foi facilmente perdido para o adversário e conectar jogadas era uma dificuldade enorme. Ir para o intervalo com a vantagem foi algo que passou muito perto de não se concretizar. Fábio fez boas defesas para salvar a meta tricolor.
Mas na volta por segundo tempo, provavelmente após um bom puxão de orelha de Fernando Diniz, a vantagem aumentou. Boa jogada de Nathan e Yago até achar Pineida, que cruzou na medida para Luiz Henrique marcar o segundo. Resultado suficiente para desanimar o Vila Nova, que pouco assustou até o final e transformar o Serra Dourada em um Maracanã com os tricolores em festa. A vaga é do Fluminense.