Fluminense está invicto em jogos de mata-mata em São Januário sob o comando de Abel; veja a lista

Estádio do Vasco será palco da partida de volta contra o Millonarios pela Libertadores

Segundo treinador com mais jogos pelo Fluminense, Abel Braga já viveu momentos importantes pelo clube em São Januário. Sob seu comando, o Flu nunca perdeu uma partida de mata-mata em sete confrontos no estádio (veja lista abaixo).

O Tricolor volta ao local para enfrentar o Millonarios, nesta terça-feira, pela Pré-Libertadores. Se ampliar a invencibilidade de Abelão no local, se classificará. Como venceu na ida por 2 a 1, na Colômbia, o Fluminense precisa apenas do empate para passar de fase.

  • Fluminense 1×0 Treze – Copa do Brasil 2005
  • Fluminense 2×2 Ceará – Copa do Brasil 2005
  • Fluminense 0x0 Paulista – Copa do Brasil 2005
  • Fluminense 3×1 Banfield-ARG – Copa Sul-Americana 2005
  • Fluminense 2×1 Universidad Católica-CHI – Copa Sul-Americana 2005
  • Fluminense 2×2 Emelec-EQU – Copa Libertadores da América 2013
  • Fluminense 0x0 Olimpia-PAR – Copa Libertadores da América 2013

Em 2005…

Em sua primeira passagem no comando do Fluminense, Abel encontrou em São Januário um palco para o clube na Copa do Brasil de 2005. O treinador já havia conquistado o Campeonato Carioca daquele ano contra o Volta Redonda, no Maracanã.

O primeiro jogo do Fluminense em São Januário pela Copa do Brasil de 2005 foi contra o Treze, nas quartas de final. No Rio, venceu por 1 a 0, com gol de Leandro, garantindo a classificação na Paraíba apenas nas cobranças de pênaltis depois de perder por 1 a 0 no tempo normal. Contra o Ceará, na fase seguinte, empate em 2 a 2 em São Januário, mas o Fluminense avançou fora de casa com uma goleada por 4 a 1.

O Fluminense não conseguiu manter a boa fase na final, contra o Paulista. Depois de perder por 2 a 0 em Jundiaí, não passou de um empate sem gols em São Januário, perdendo o título, muito desfalcado.

Após a derrota na final da Copa do Brasil, Abel foi com o Fluminense em busca da Copa Sul-Americana de 2005. Novamente em São Januário, manteve a sequência invicta no estádio. Nas oitavas de final, contra o Banfield, o Fluminense venceu por 3 a 1 e avançou após um 0 a 0 na Argentina. Venceu novamente nas quartas, contra a Universidad Católica, pelo placar de 2 a 1, mas foi eliminado com uma derrota por 2 a 0 fora de casa.

Virada incrível em 2012

A segunda passagem de Abel pelo Fluminense foi de momentos melhores. Com as obras no Maracanã para a Copa do Mundo de 2014, o clube buscou alternativas no Raulino de Oliveira, no Engenhão e em São Januário para a campanha de 2012.

Em São Januário, foram dois jogos importantes para a conquista do título. Na 15ª rodada, o Fluminense venceu o São Paulo por 2 a 1 com gols de Leandro Euzébio e Fred, assumindo a terceira colocação da competição. Outro jogo vital foi já na parte final da competição, contra a Ponte Preta, quando garantiu a vitória, de virada. por 2 a 1, com gols de Fred e Gum, segurando a liderança e abrindo uma vantagem de nove pontos para o Atlético Mineiro.

Ainda sob o comando de Abel na Libertadores de 2013, o clube fez três partidas em São Januário. O primeiro jogo foi a vitória por 1 a 0 sobre o Caracas, ainda na fase de grupos. Rafael Sóbis marcou o gol, que garantiu a liderança do grupo.

Nas oitavas de final, o Fluminense havia perdido na ida para o Emelec por 2 a 1 no Equador, mas contou com Fred e Carlinhos para classificar-se em São Januário. Na fase seguinte, enfrentou o Olimpia e empatou sem gols no jogo de ida. A volta terminou com derrota por 2 a 1 fora de casa e eliminação.

E lá em 2000, com Abelão no rival?

Contra o Vasco, pela Copa do Brasil de 2000, o Fluminense conseguiu uma classificação histórica. Abel estava na beira do campo, mas como adversário. Na ida, empate em 1 a 1 no Maracanã. O Vasco decidiu levar a volta para São Januário e abriu a oportunidade para a utilização do gol como visitante ser critério de desempate.

O Vasco contava com Romário, Jorginho, Junior Baiano, Juninho Pernambucano, Edmundo, Felipe e Mauro Galvão, mas não conseguiu superar o Fluminense, que contou com atuação espetacular do meia Roger. O empate em 2 a 2 classificou o Tricolor. Poucos dias após a eliminação, Abel pediu demissão do Vasco.

Matéria publicada por ge.com

COMPARTILHE
Imagem padrão
andre.luiz
Artigos: 2726

5 comentários

  1. Bons dados, a impressão é que existe uma áurea negativa contra o Fluminense nesse estádio, mas os dados dizem o contrario.

  2. Jogador, o problema que fica na cabeça com São Januário, são os empates com Paulista e Olimpia do Paraguai que nos tiraram o título e a classificação respectivamente…
    Mas analisando os jogos isoladamente o retrospecto é bom! Estava lá na virada contra a Ponte Preta, gol do GUM em falta lateral cobrada para área onde o IDOLO Gum comemorou dando cambalhotas.

    Abs

  3. Pessoal anotem aí: Vai ser Lindo, por Abel Braga! 2×0. Com Gols de Cano (façam o L) e de John Árias! Vamos Neeeeeeense !

Os comentários estão encerrados.