Fernando Diniz inicia primeira e única semana de treinos em maratona no Fluminense

Treinador terá, pela primeira vez desde que retornou, mais tempo para descanso dos jogadores e para resolver alguns problemas da equipe; veja o que deve aparecer em pauta

Há quase um mês à frente do Fluminense, o técnico Fernando Diniz finalmente terá sua primeira semana livre para treinos no comando do Tricolor. A partir desta terça, o treinador vai ter a oportunidade de ajustar alguns pontos na equipe para a sequência da temporada. E trata-se de um tempo raro: a maratona de jogos será retomada a partir do duelo com o Juventude, no domingo, já que junho será um mês todo ocupado por dois jogos por semana.

Em maio, além do alto número de jogos, o time precisou enfrentar um número expressivo de viagens. Dos nove jogos, seis foram fora de casa, com idas a Curitiba, Barranquilla (Colômbia), São Paulo, Goiânia, Santa Fe (Argentina), Fortaleza e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Além disso, o duelo com o Athletico-PR, com mando do Flu, aconteceu no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, já que o Maracanã estava fechado para o plantio da grama de inverno.

Fernando Diniz durante treinamento do Fluminense — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Fernando Diniz durante treinamento do Fluminense — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

– Vamos ter a semana cheia para ver o que errou, pois esse mês não tivemos tempo de treinar. Acho que passamos mais dias fora de casa do que em casa esse mês (risos). Aproveitar para descansar e acertar o que erramos para dar continuidade no Brasileiro – disse André após o Fla-Flu.

Maratona de maio

AdversárioDataCidade
Coritiba01/05Curitiba
Junior Barranquilla04/05Rio de Janeiro
Palmeiras08/05São Paulo
Vila Nova11/05Goiânia
Athletico-PR14/05Volta Redonda
Unión Santa Fe19/05Santa Fe (Argentina)
Fortaleza22/05Fortaleza
Oriente Petrolero26/05Santa Cruz de la Sierra
Flamengo29/05Rio de Janeiro

Em junho, o Flu terá uma maratona semelhante: serão sete jogos no próximo mês. Desta vez, no entanto, a equipe fará pelo menos quatro partidas no Rio de Janeiro, o que reduz o desgaste das viagens. Além disso, os deslocamentos serão mais curtos em relação aos de maio.

Maratona de junho

AdversárioDataCidadeCompetição
Juventude05/06Caxias do SulBrasileirão
Atlético-MG08/06Rio de JaneiroBrasileirão
Atlético-GO11/06Rio de JaneiroBrasileirão
América-MG15/06Belo HorizonteBrasileirão
Avaí19/06Rio de JaneiroBrasileirão
Adversário a definir22 ou 23/06Local a definirCopa do Brasil
Botafogo26/06Rio de JaneiroBrasileirão

Além do descanso do time, há fatores dentro de campo que poderão ser trabalhados nesta semana. Com base no que a equipe vem apresentando com Diniz, o ge listou os pontos que o treinador deve trabalhar ao longo dos dias.

O lugar de Felipe Melo

Recuperado de uma cirurgia no joelho, Felipe Melo fez seu retorno à equipe ao entrar na vaga de David Braz no Fla-Flu, atuando como zagueiro na partida. A posição que o jogador atuará ao longo da temporada, no entanto, ainda não está definida. Com a suspensão de Braz e a ausência de Nino por lesão, o camisa 52 surgiria como uma alternativa para os desfalques.

Felipe Melo em ação no Fluminense x Flamengo — Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC

Felipe Melo em ação no Fluminense x Flamengo — Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC

 

No entanto, Felipe também pode aparecer no meio-campo tricolor. Diniz vem jogando com dois volantes, André e Wellington, portanto o veterano pode assumir a vaga do camisa 5 ao longo da temporada. Para o comentarista Paulo Cesar Vasconcellos, a tendência é que o jogador, pelo menos por enquanto, siga como reserva pela questão física.

As laterais

As laterais são os setores em que Fernando Diniz mais fez testes nos jogos desde que chegou ao Fluminense. Do lado direito, os dois jogadores da posição, Samuel Xavier e Calegari, já atuaram, assim como na esquerda foram testados Cris Silva, Marlon e Pineida. Além disso, Caio Paulista já atuou na vaga pela esquerda como uma espécie de ala, enquanto Yago Felipe jogou em ambos os lados. Com a semana de treinos, Diniz terá mais tempo para resolver o problema nos treinamentos.

Recuo do time pós-gol

Diniz já reclamou em algumas coletivas do recuo instintivo da equipe depois após fazer gol, o que vem acontecendo cedo nos jogos. A equipe acabou recuando suas linhas em jogos contra Vila Nova, Fortaleza e Flamengo. O treinador vem demonstrando vontade de trabalhar com blocos mais altos de marcação, o que pode ser um dos pontos a serem trabalhados nesta semana.

Segundo Paulo Cesar Vasconcellos, a questão vai além. O comentarista acredita que o ideal seria o treinador sacar Wellington, que tem um papel mais de volante de marcação do que de organização, para utilizar outras opções do elenco.

Wellington em ação em Fluminense x Athletico-PR — Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC

Wellington em ação em Fluminense x Athletico-PR — Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC

 

O Fluminense inicia sua semana de treinos nesta terça, com atividade marcada para as 15h30, no CT Carlos Castilho. Na sexta, a equipe treina de manhã e, na sequência, viaja para Caxias do Sul, onde vai enfrentar o Juventude, no domingo, às 11h (de Brasília), no Alfredo Jaconi. Com 11 pontos, o Tricolor é o 11º colocado na tabela do Brasileirão.

COMPARTILHE
Imagem padrão
andre.luiz
Artigos: 2726

Um comentário

  1. Skąd mam wiedzieć, z kim mój mąż lub żona rozmawia na WhatsApp, to już szukasz najlepszego rozwiązania. Podsłuchiwanie przez telefon jest znacznie łatwiejsze, niż myślisz. Pierwszą rzeczą do zainstalowania aplikacji szpiegowskiej w telefonie jest uzyskanie telefonu docelowego.

Os comentários estão encerrados.