É Fato ou Fake que iremos todos para a SAF?

Opinião do Cronista

Sei que hoje é dia de FLU e queremos todos saber do jogo. Mas o Jogo verdadeiro, o do Futuro do nosso time, pode estar sendo definido em salas lá nas cercanias da Avenida Faria Lima. O suntuoso símbolo do Brasil dito moderno, integrado à multifacetada economia internacional de fato não é nada disso e parece muito mais se assemelhar a uma banca de Cassino.

E lembremo-nos da máxima: A Banca NUNCA perde.

Por isso muito cuidado ao tomar a posição, nobre Tricolor, neste tema. Para muitos, a SAF parece ser o Nirvana a ser buscado. CUIDADO, você pode acordar num Umbral, por não ter conseguido “pagar” todas suas “dívidas” e ter decidido pelo caminho mais fácil.

A experiência em nossas terras da chamada SAF ainda é embrionária e como os cientistas costumam dizer: Tirar uma conclusão em cima de uma amostra tão pequena é prova de empirismo.

O fato é que temos os exemplos de CRU e BOT que efetivamente, neste momento, foram salvos da bancarrota por Grupos de Investidores que a eles, no oceano revolto, jogaram uma boia. Agora se ela continuará flutuando ou não, só o tempo poderá dizer.

Mas caro Tricolor saiba de uma coisa: O Capitalista, desde os tempos descritos por Adam Smith, visa o Lucro. No caso dos Clubes, para sua Torcida, o Lucro são os Títulos. Para os investidores são os “dividendos”!

Nosso FLU tem algo que muitos cobiçam: Nossa fábrica de Xerém! Essa estrutura tem se mostrado um sucesso e já está pronta. Basta alguns pequenos ajustes para produzir mais craques ainda. E será que um Investidor já não ficaria satisfeito em apenas a explorar, tal qual um colonizador mercantilista do século XVI?

Títulos? Talvez na visão deste “explorador” esse ponto perca sua importância. O que valerá mesmo é a exposição de suas joias, tal qual um ourives o faz em suas lojas na Antuérpia.

Então aqueles que querem te iludir dizendo que a SAF é a Solução de Todos os Problemas, pode estar querendo te oferecer espelhinhos e pentes, enganando-o mais uma vez.

Eu confiaria em VOCÊ, caso, de uma hora para outra, ganhasse impossíveis 50 bilhões de reais de herança e resolvesse, despreocupadamente, depositar uma parcela disso na conta do nosso querido Fluminense. Mais aí vai uma dica: Isto não existe no Mercado Financeiro! Ninguém será bonzinho com o nosso Fluminense!

Mas não é tudo obra do “coisa ruim”. Há mecanismos de financiamento justos que não roubam SEU PODER de voto. Aqui também não o venda! E é isto que espero que a Gestão esteja procurando proteger nessa negociação.

Assim como na vida, o caminho mais curto para o sucesso pode não ser o que parece. Vender a sua alma, representada pelas Vitórias e Títulos somente para “ficar vivo”! Não lhe parece pouco para o nosso Time? Para o nosso Futuro?

Pense nisso e não idolatre aqueles que covardemente só conseguem ver um caminho. Que na verdade é de SEUS interesses. Não dos NOSSOS!

Fernando Barcellos – Cronista Tricolor.

COMPARTILHE
Imagem padrão
andre.luiz
Artigos: 2633

3 comentários

  1. Onde assino?
    Texto chega a ser didático para que não entende o real interesse de qualquer empresário.

Os comentários estão encerrados.