Fluminense: A um mês do Brasileiro, tricolor almeja vôos altos após boas campanhas no Carioca e Libertadores

Tricolor conquistou a Taça Guanabara e está bem na disputa da Libertadores, mas ainda faltam alguns pontos a serem ajustados até chegar bem para o Brasileiro

Texto escrito pelo jornalista Marcello Neves do o globo

O Fluminense é, sem dúvidas, uma das sensações do futebol brasileiro neste início de temporada. Não apenas pela série de vitórias seguidas, mas também por ter o melhor aproveitamento entre os clubes da Série A e ser entre eles o que sofreu menos gols. Muito graças ao bom e veloz trabalho do técnico Abel Braga, que em pouco tempo conseguiu dar a sua cara à equipe. Mas como o tricolor está faltando um mês para o início do Campeonato Brasileiro?

Neste momento, a relação é a melhor possível entre clube e torcida. Afinal, não é para menos tendo a segunda maior série de vitórias da história do clube contando apenas jogos oficiais. Neste início de temporada, o apoio recebido nas arquibancadas de São Januário e Nilton Santos, nas fases prévias da Libertadores, diante Millonarios e Olimpia, ajudaram a aproximar esse contato.

O Fluminense já conquistou antecipadamente o título da Taça Guanabara e agora mira um Campeonato Carioca que não vem desde 2012. Além de classificar para a fase de grupos da Libertadores, o título estadual é o principal objetivo neste início de temporada. No Brasileirão, a meta é brigar na parte de cima da tabela e garantir mais uma vez a vaga no torneio internacional.

— Acho que a expectativa do Fluminense é brigar por vaga na Libertadores, como tem sido. Não acho ainda um time para lutar pelo título. Mas claro, as vezes tem surpresas [na competição] — comentou o jornalista Paulo Vinícius Coelho.

Time-base: Fábio; Nino, Felipe Melo, David Braz; Calegari, André, Yago Felipe, Cristiano; Willian, Luiz Henrique e Fred (Germán Cano).

O que é possível fazer em um mês?

Apesar da ótima fase do Fuminense, ainda existem algumas questões a serem resolvidas. Por exemplo, por que o time reserva tem agradado mais ao ser visto em campo do que o titular? As principais teorias giram em torno da formação de três zagueiros e da falta de um armador na equipe, o que naturalmente afeta a criatividade. Apesar dos titulares não estarem mal, os reservas estão melhores.

Paulo Henrique Ganso tem sido o armador quando os reservas jogam. Com os titulares, o volante Yago Felipe cumpre essa função. Além disso, o meia Jhon Arias está pedindo passagem enquanto Willian ainda não se firmou no ataque tricolor, apesar do gol decisivo diante do Millonarios. Abel Braga já falou que o colombiano está pedindo passagem e a tendência é que ele vire titular até o início do Campeonato Brasileiro.

— O Fluminense tem sido um time consistente em Brasileiros, fez boas campanhas nas últimas duas temporadas. Parece que encontrou um caminho diferente de Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras, que tem mais dinheiro. Mas esse ano será de maior cobrança por causa dos reforços que chegaram. Os números são espetaculares e chama a atenção porque o Abel tem opções. É um time que pode jogar competitivamente — avaliou o jornalista Marcelo Barreto.

Como será o calendário no início?

Caso confirme a sua classificação à fase de grupos da Libertradores, o Fluminense terá um problema a resolver: ter que dividir seu calendário com jogos do Campeonato Brasileiro e viagens internacionais no mesmo período. Por isso, nas rodadas iniciais, existe a chance de o tricolor usar reservas para se dedicar inteiramente à Libertadores.

Até mesmo as viagens para dentro do país são um pouco desgastante. O Fluminense enfrentará o Cuiabá (na 2ª rodada), o Coritiba (na 4ª), o Palmeiras (na 5ª), o Fortaleza (na 7ª) e o Juventude (na 9ª) dentro das 10 rodadas iniciais. Ainda tem um clássico com o Flamengo no meio do caminho. A equipe reserva terá que manter o bom rendimento do Estadual para que pontos importantes não fiquem pelo caminho.

Possibilidade de reforços?

O Fluminense segue aberto a oportunidades de mercado, mas não está desesperado em busca de reforços. Por exemplo,  com a determinação da Fifa de liberar dos contratos os jogadores que atuam na Rússia e na Ucrânia, alguns nomes chegaram a ser sondados para reforçar o tricolor, como o zagueiro Marlon Santos e o volante Wendel. No entanto, não há negociação em curso.

Isso não significa que o tricolor está de olhos fechados, mas hoje o entendimento é que o elenco está fechado para o decorrer da temporada. Apenas se uma oportunidade muito boa surgir, como a chegada do goleiro Fábio após deixar o Cruzeiro, fará o clube se esforçar por uma contratação.

COMPARTILHE
Imagem padrão
andre.luiz
Artigos: 2578

Um comentário

Os comentários estão encerrados.