Apesar do retrospecto favorável contra paraguaios, Flu leva a pior diante do Olimpia, adversário desta quarta-feira pela terceira fase da Libertadores; veja histórico
Prestes a enfrentar o Olimpia, do Paraguai, pela terceira fase da Libertadores, o Fluminense entrará em campo nesta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, carregando um aproveitamento favorável na história dos confrontos contra paraguaios.
Ao longo da história, o Fluminense entrou em campo 24 vezes, somando jogos contra times e contra a seleção paraguaia – que o clube teve a oportunidade de enfrentar quatro vezes. Ao todo, são 14 vitórias para o Flu, cinco empates, cinco derrotas e um aproveitamento de 65,2%.
Analisando somente os jogos contra times paraguaios, sem contar a seleção, o número cai para 20 partidas, com 12 vitórias do Fluminense, quatro empates e quatro derrotas. O aproveitamento é de 66,6%.
O último encontro do Fluminense com uma equipe do Paraguai aconteceu nas oitavas de final da Libertadores do ano passado. O Flu avançou na competição com duas vitórias em cima do Cerro Porteño: 1 a 0 no Maracanã e 2 a 0 no Estádio La Nueva Olla.
O Fluminense também carrega um confronto marcante contra o Cerro em 2009, que acabou em uma briga generalizada após o apito final. Com dois gols marcados no fim, um deles por Gum, aos 47 minutos do segundo tempo, o Flu eliminou o Cerro de virada no Maracanã e avançou para a final da Sul-Americana daquele ano, em que acabou derrotado pela LDU.
Contra o Olimpia, adversário desta quarta-feira, porém, a história é diferente. Os dois times se enfrentaram duas vezes na história, com um empate e uma vitória do time paraguaio. Os confrontos aconteceram pelas quartas de final de 2013 da Libertadores.
Após um empate sem gols no Rio de Janeiro, o “Rei de Copas” venceu por 2 a 1 no Defensores del Chaco, no Paraguai, e eliminou o Tricolor. O curioso é que o técnico Abel Braga também comandava o Flu na ocasião, que também tinha Fred como camisa 9 – o centroavante está lesionado desta vez não vai para o jogo.
Fluminense e Olimpia entram em campo nesta quarta, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos. A classificação será decidida na quarta seguinte (16), no Paraguai, no Estádio Defensores del Chaco, já que o regulamento determina que o jogo da volta será na casa do clube melhor colocado no ranking da Conmebol (o Tricolor é o 30º, enquanto os paraguaios são 14º).
Tá na hora de inverter essa matemática com 2 vitórias