A uma semana do jogo com o Fluminense na pré-Libertadores, Millonarios sofre com problemas no ataque

Matéria publicada pelo Ge.com

Adversário do Tricolor no jogo mais importante da temporada tem média de gols baixa e vem enfrentando problemas após saída do atacante Uribe, ex-Flamengo

A uma semana do jogo mais importante da temporada, o Fluminense pode torcer para que o Millonarios, seu adversário da próxima terça na pré-Libertadores, repita um roteiro que começou a escrever neste começo de ano: a dificuldade de balançar as redes. Em seis jogos oficiais, a equipe colombiana teve apenas quatro gols a seu favor – um deles marcado contra.

Os números são ainda mais expressivos se comparados à temporada passada. No torneio Apertura de 2021, a equipe demorou apenas dois jogos para marcar cinco gols, o que se repetiu no Clausura, que acontece no segundo semestre. De julho até dezembro, foram 45 gols em 26 jogos.

Em 2022, levando em consideração a derrota para o Emelec em amistoso na última quarta, a equipe chegou a ficar 547 minutos sem que um jogador de seu plantel balançasse as redes. No último domingo, o time reencontrou o caminho do gol na vitória sobre o Deportivo Cali por 2 a 0.

– O ponto fraco este ano é o ataque. Depois de ser a equipe mais goleadora no ano passado, tem tido muitos problemas para marcar gols. Antes do jogo do último domingo, tinha o pior ataque de toda a liga colombiana. A definição tem sido o grande problema – explica José Orlando Ascencio, subeditor de esportes do jornal colombiano “El Tiempo”.

A queda de produção do ataque passa muito pela saída de Fernando Uribe, que já atuou no Flamengo e no Santos, da equipe do Millonarios. O atacante fechou com o Junior Barranquilla no fim do ano passado e deixou saudade. Ele foi um dos artilheiros do Apertura de 2021, com 11 gols, e vice-artilheiro do Clausura, com 12.

Para suprir a ausência de Uribe, o clube escolheu um atacante que anotou os mesmos 11 gols no Clausura: Diego Herazo. O jogador de 25 anos conseguiu os bons números defendendo o La Equidad, mas retornou ao Independiente Medellín, clube que o revelou, no meio do ano. Sem espaço, ele atuou em quatro partidas e balançou a rede em uma oportunidade. Pelo Millonarios, marcou duas vezes – metade dos gols da equipe na temporada –, sendo um deles de pênalti, na vitória sobre o Deportivo Cali, no último domingo.

– Somos dois jogadores diferentes, e o professor me pede algumas coisas, alguma movimentação, e estou fazendo isso. Ele (Uribe) é um atacante diferente, eu me coloco mais lá com os zagueiros, criando espaços para meus meio-campistas, e é isso que acontece nos jogos – disse Herazo em entrevista ao programa “El Vbar”, da Rádio Caracol.

 

Millonarios em 2022 (jogos oficiais)

JogosVitóriasEmpatesDerrotasGols marcadosGols sofridos
632142

“Estamos melhorando dia a dia, precisamos de um pouco mais na parte de finalização, mas estamos trabalhando”, afirmou o atacante.

Mas a equipe, é claro, tem suas virtudes. O treinador Alberto Gamero está há dois anos no comando e só perdeu uma partida na temporada de 2022, contra o Nacional de Medellín por 2 a 0, os únicos gols sofridos pelo time no ano.

– A equipe vem com uma base consolidada de dois anos de trabalho e reforçou um dos pontos fracos que tinha, que era o gol, com um goleiro da seleção colombiana, Alvaro Montero. E, de certa maneira, conseguiu manter a coluna vertebral que trazia nesses dois anos – explica José Orlando Ascencio.

Para o duelo da pré-Libertadores, o Fluminense é alçado à posição de favorito pelo colombianos. O jornalista aponta a chegada dos reforços, com destaque para Germán Cano e Jhon Arias, como um dos principais motivos para que o Tricolor tenha mais chances de levar a melhor, mesmo com a altitude de 2.552 metros do Estádio Nemesio Camacho El Campín.

– Não se vê o Fluminense com uma superioridade total, mas como favorito, e a equipe (do Millonarios) vai brigar dentro de suas possibilidades. O time não é tão forte economicamente como podem ser os clubes brasileiros e alguns colombianos como Junior, Nacional e Tolima – finaliza.

 

COMPARTILHE
Imagem padrão
andre.luiz
Artigos: 2635

2 comentários

  1. O maior atacante deles será a altitude. Aqui “embaixo” não haverá atacante e nem defensor deles que nos tirará a classificação sobre eles!

Os comentários estão encerrados.