Coluna Opinião – Análise do Fla x Flu por Sérgio Motta

NA MINHA OPINIÃO – flamengo 0 x 1 Fluminense – Em 06/02/2022

Na teoria: mais uma vez, o Abel não fazendo questão de usar o pouco poder de criação que tem no elenco do Fluminense, mandando a campo um time com três jogadores na zaga (dos quais só dois são zagueiros de origem e um é volante), a frente dois alas (dos quais um não sabe marcar e o outro não sabe atacar), ladeados por dois volantes e com uma linha de ataque formada por dois pontas (dos quais somente um tem idade, vocação e condição física para atuar naquela posição) e por um centroavante de profissão, num 3-4-3 reativo e pouco promissor.

O adversário, levando a campo um time também com três jogadores na zaga, mais a frente dois alas, ladeados por um volante e um meia-central, na linha posterior um meia direita e um ponta esquerda e mais a frente um centroavante, num 3-4-2-1 com muito mais crédito e extrema vocação para propor o jogo.

Na prática: de fato o jogo foi proposto pelo adversário, mas o Fluminense não foi presa fácil, foi reativo, mas competente.

Marcos Felipe: perfeito, com meia dúzia de defesas salvadoras.

Nino: implacável, no desarme e mais uma vez mostrou que sabe sair jogando.

Felipe Melo: impecável, como xerife.

David Braz: conseguiu, além de ir bem na defesa, atuar como a primeira opção de criação do time.

Samuel Xavier: é muito limitado, não consegue apoiar e não é grandes coisas como marcador, repetiu as habituais atuações pífia, sendo substituído, no intervalo.

André: atuou com a elegância e objetividade de sempre, tendo boa importância tática.

Yago: hoje esteve ainda mais determinado e com muita importância tática, além de ter cobrado a falta que possibilitou a cabeceada e deu a vitória ao Flu.

Cris Silva: mostrou que sabe marcar e apoiou com mais propriedade que nos jogos anteriores. Fez hoje apenas o seu quarto jogo pelo Fluminense e está numa clara crescente.

Willian Bigode: foi bem, marcando a saída de bola adversária, surpreendendo nesse sentido e até deixando preocupados os que (assim como eu) temiam pelo desgaste físico imposto a ele nessa tarefa, mas ficou mais uma vez claro que o lado do campo não é o melhor espaço para ele atuar. Foi substituído aos 24 minutos do segundo tempo.

Luiz Henrique: o vejo como o jogador que mais perigo leva às zagas adversárias e deu trabalho à do flamengo novamente. Saiu aos 43 minutos, mas vinha sentindo desconforto na parte posterior da coxa direita (câimbras, se não me engano) desde os 21 minutos do segundo tempo.

Fred: mais uma vez, foi pouco municiado e foi substituído aos 16 minutos do segundo tempo. Atualmente não me parece digno da titularidade absoluta, mas poderá ser ainda muito útil de escalado com os devidos cuidados.

Germán Cano: substituiu o Fred e se movimentou mais, embora não tenha sido mais produtivo. Me pereceu ter condições de dividir os 90 minutos com o Fred.

John Arias: entrou no lugar do Bigode, aos 24 minutos do segundo tempo, e marcou de cabeça o único gol da partida, aos 43 minutos.

Martinelli: substituiu Felipe Melo, também aos 24 do segundo tempo, e cumpriu de forma discreta o papel de manter o poder destrutivo do time.

Nonato: substituiu o Luiz Henrique e se limitou a jogar no desarme.

Abel: mostrou visão de jogo ao marcar com Willian Bigode e LH a primeira bola adversária, mesmo fazendo o Bigode jogar numa posição na qual ele é sacrificado. Comprovou que o sistema defensivo está compactado e com bom nível de entrosamento. Parece já ser bem conhecedor do elenco que tem e preferiu manter jogadores de pegada e não colocar em campo o Ganso e o Nathan. O time variou do básico 3-4-3 a um 3-5-2 e depois de breves 4-3-2 e 3-4-2, em função da expulsão.

O Fluminense me mostrou hoje, apesar da péssima transmissão do FERJão, que está pronto para obter sucesso contra o Milionários, já que – mesmo jogando na altitude – o time colombiano não poderá ser um adversário mais complicado do que o de hoje. Isso, para mim, foi o mais importante desse jogo.

É inegável que cada um vê o jogo com seus próprios olhos e tira dele conclusões que poderão fazer parecer que foram vistos jogos distintos. Estou aliviado com o que vi do nosso Fluminense Football Club hoje, pois observei um time ainda em formação, mas passando por um teste de verdade com méritos e com bom potencial para ainda evoluir muito no decorrer da temporada.

Espero que você tenha visto o mesmo jogo que eu e renovado a sua confiança no time. Se não viu, não há problema algum nisso, deixe seu comentário, mostre-nos a sua opinião que será digna da mesma atenção que você nos deu ao ler este texto até o fim.

 

 

 

Sobre o autor – Sergio Motta é um Tricolor inveterado, desde 1969, formado pela vida em gestão de pessoas e graduado como gestor de processos gerenciais, é pescador esportivo e conhecido no meio por Old School.

 

COMPARTILHE
Imagem padrão
andre.luiz
Artigos: 2577

11 comentários

  1. Temos sim totais condições de passar pelo milionários. Abel não pode deixar o LH sozinho como único escape do fluminense, ele estourando o músculo estamos no sal. Fred já deu a sua contribuição e tem que parar.

  2. O amigo foi cirúrgico, ou melhor, legista no comentário. Dissecou como poucos, ou ninguém, consegue fazer. Depois falam que o álcool nubla o raciocínio.. no seu caso as gotas se transformam em pérolas de sagacidade. Sorte que teremos esse ano mais de 69 jogos. 69 Colunas, 69 dias para o amigo analisar. E olha.. vc escreve bem e não é sacanagem não!!

    • Vindas de você, essas palavras se triplicam. Obrigado pelo carinho, espero ter disponibilidade para assistir aos próximos jogos e assim poder comentar com fundamentos. Abraço!

  3. Olha com esse desenho de jogo comecei a pensar em fazer um teste com o Fred no meio já que está bem povoado e falar pra ele não sair do círculo central, apenas distribuir as jogadas, ele tem visão de jogo e abriria espaço para LH e Bigode na frente. Temos que cuidar desse time titular, se uma peça sair como o FM ou LH, perdemos MUITO, precisaremos de paciência para encontrar reposição à altura. ST 🇭🇺

  4. Boa Serjão! Comentário cirúrgicos, meu nobre amigo Pescador e Alquimista.

  5. Waldo, Castilho, Telê, Assis, Washington, Ézio João Paulo II e outros tricolores que estão no Paraíso devem ter gostado demais do resultado e, quem sabe, não organizaram uma “pelada” e um churrasco para comemorar. Afinal, hoje é uma segunda – feira absolutamente normal.

Os comentários estão encerrados.