As dores do Crescimento do Programa de Sócio-Torcedor!

Opinião do Cronista

Trata-se de um longo texto que sugere mudanças e trabalhará na busca de alternativas às situações que verificamos nos últimos meses, após a implantação do Novo Programa de Sócio-Torcedor (ST).

Os inúmeros relatos de desvirtuação no uso de ingressos e a ação criminosa de cambistas é um dos motores deste texto.

Escrevo hoje esta Coluna quando o FLU ultrapassa a marca recorde de 54 mil Sócios!

Antes, um histórico.

Durante meses, a quantidade de associados ao Programa de Sócio-Torcedor do Fluzão ficava empacada e não saía de um número cabalístico, próximo dos 30 mil. Havia a promessa de uma repaginação do Programa, o que efetivamente só ocorreu no dia 07 de junho último.

Ou seja, em menos de 2 meses, já tivemos o ingresso de aproximadamente 20 mil novos Sócios, além dos vários up-grades de associados antigos.

Houve, consequentemente, a elevação do Ticket médio para mais de R$ 50,00 por sócio. Isso garantirá de forma perene uma receita mínima mensal não inferior a R$ 3 mm.

Nem mesmo a campanha maravilhosa de associação (#ÉPELOFLU), encabeçada pela Torcida, fazia o número de associados ultrapassar a barreira dos 40 mil! Subia com vitórias, mas após qualquer revés quer dentro do campo (derrota), ou fora dele (declarações de dirigentes ou contratações de “perebas”), era o suficiente para uma queda vertiginosa!

Aqui no Sócio-Torcedor, assim como no Maracanã, éramos “os 15 mil de sempre”!

Veio o ano de 2.022 e o time a engatar vitórias! Mesmo os fracassos nas Copas Internacionais não foram suficientes para barrar o crescimento dos números.

No entanto o estopim para a Torcida pensar em se associar de forma massiva foi a presença do Clube na final do Carioca e a decorrente conquista do Título Estadual. Foi quando, porém, apareceram as primeiras dificuldade na compra de ingressos.

A Cereja do Bolo para o crescimento exponencial (já com o novo ST em vigor) foi, sem dúvida, a despedida do Fred. Muitos Sócios ficaram de fora da Festa, mesmo tentando loucamente um ingresso. Até porque para caber, segundo estimo, todos os mais de 300 mil interessados em ir ao Jogo, o Maracanã precisaria ser do tamanho de todo bairro da Tijuca!

No entanto muitas mazelas ficaram expostas. Para cuidar delas, diversas intervenções enérgicas foram feitas. O objetivo desta Coluna é apontar os problemas e propor soluções.

Mas antes, algumas premissas:

a) O Clube não é uma Obra Social! Precisa ter dinheiro para crescer. Seus dividendos sempre foram e sempre serão TÍTULOS;

b) Tampouco o Clube deve se transformar apenas numa máquina de arrecadação. Precisa cuidar de seu maior Patrimônio: a Torcida;

c) Sabemos também que muitas das sugestões dependem de construção ou reconstrução de sistemas internos de informática e de Plataformas de Comunição mais eficientes. Não tenho a pretensão de indicar o caminho, mas sei que tudo aqui proposto é possível;

d) Não há qualquer vinculação com a Gestão ou com a Oposição, pois a ideia aqui é propor soluções, diminuindo os problemas enfrentados pelos Sócios e ao mesmo tempo estimular o crescimento do Programa.

Peço a vocês um fôlego para as discussões que virão a seguir, a saber: Carteira de Sócio; Ingresso avulso; QR Code Dinâmico; Sistema de Pontuação e Rating; Não-utilização de ingresso; Ação solidária; Sócios Toda Terra e; Acesso universal.

1) Antes de mais nada, é FUNDAMENTAL a distribuição imediata das Carteiras de Sócio-Torcedor. Esse Passaporte Tricolor é a forma mais conveniente de ingressar no estádio. Além do que é, pelo menos para mim, um orgulho portá-la. Há relatos infinitos de atrasos quer antes do lançamento do novo ST, quer agora com as diversas migração de up-grades de Sócios, onde a carteira anterior foi cancelada no sistema;

2) Compra de ingressos avulsos (Arquiba 100 e 60). Esta compra, “garantida por contrato”, está distorcendo a prioridade de Sócios. Para mim um Sócio Guerreiro precisa ter a condição de prioridade frente a um não Sócio. O ingresso avulso nos Planos acima corrompe esta prioridade.

Ou seja, a abertura para compra de ingresso avulso para os Planos Arquiba 100 e 60 só poderiam acontecer após a abertura de todos os demais Planos de Sócios. E claro antes do não Sócio. Sei que o sistema hoje não permite a compra do seu Ingresso Arquiba e depois a dos ingressos avulsos, mas aí é um problema para os técnicos de sistemas resolverem!

3) QR Code Dinâmico. Excelente iniciativa que entendo estar disponível pela plataforma do Futebol-Card a todos aqueles que não têm Carteira de Sócio e aos Não Sócios, que não queiram retirar seus ingressos nos pontos de troca.

É uma ferramenta importante que precisa ser mantida e até melhorada para cada vez mais impedir o vazamento de ingressos para o mercado de cambistas.

Reforço aqui a importância de se regularizar imediatamente a situação de Carteiras não entregues, pois há Sócios que têm dificuldade, por exemplo, no manuseio de Apps em celulares.

Sugiro, acrescentando, que o FLU disponibilize de forma onerosa Carteiras sobressalentes aos Sócios, para que ele as possa “carregar” com os ingressos comprados por “preço cheio” e entregar a seu(s) terceiros. Abre-se aí mais uma fonte de receita: Carteiras sobressalentes;

4) Criação de um sistema de Ranking/Pontuação para valorizar aqueles Sócios assíduos nos Estádios. Ou seja, na mesma categoria de Sócio, escolhe primeiro aquele que mais vai ao estádio.

Ou seja, aquele que vai a 100% dos jogos passa a comprar, dentro da sua categoria de Sócios, antes do que um outro que só vai a 50% dos jogos. As Regras seriam discutidas e divulgadas de forma massiva. Já há inúmeros Clubes com esta sistemática.

Aqui o intuito é o de valorizar essa assiduidade, no futuro, pode ser proposto que aquele sócio Arquiba 100 que nunca vai ao estádio e que está há mais de 3 meses com Ranking zero, passe de prioridade 1 para prioridade 2. E assim, a cada 3 meses zerado, perde 1 prioridade de compra. Com isso estimula sua ida ao estádio. Regra idêntica para os Sócios Arquiba 60, que já nascem com Prioridade 2;

A prioridade original será restabelecida imediatamente após a ida a um jogo. Porém o Ranking para a prioridade dentro de sua Categoria de Sócio passará a ser devolvido conforme sua presença se torne recorrente.

IMPORTANTE: Esta sugestão de mudança de prioridade, por não comparecimento ao estádio, afeta somente os Sócios no Estado do Rio de Janeiro. Ou seja, o Sócio-Guerreiro e Arquiba 60 Toda a Terra sempre terão garantida sua prioridade original, ou seja, eles não são afetados pelo Ranking de presença.

Claro que haverá uma Inteligência Artificial para controlar aqui também a veracidade do local de moradia deste Sócio, para se evitar fraudes de endereço. Afinal os Sócios destes Planos pagam menos que aqueles equivalentes vendidos para os Sócios que moram no Estado do Rio de Janeiro.

5) A adição de Pontuação no Plano de Sócios (Experiência e Ranking) não se daria mais no Check-in de compra de ingresso, mas somente na “passagem pela roleta” do estádio. O Sócio receberia comunicação desta pontuação nos meios hoje já existentes ou novos que venham a ser institucionalizados. Evita-se aí uma pontuação indevida;

6) Os Sócios (Arquiba 100) que, de forma reincidente (3 ações no prazo de 3 meses), fizessem seu Check-in e não comparecessem aos jogos, seriam debitados, na sua Pontuação de Experiências, o equivalente ao que seria obtida caso tivesse ido ao evento.

Caso sua Pontuação de Experiências esteja zerada e a prática acima permaneça, este Sócio passará a perder sua prioridade de compra (passando de Prioridade 1 para 2 e assim sucessivamente), a cada 3 meses.

Esta ação visa desestimular a reserva indevida de Ingressos, o que reduziria a chance de termos o cenário de “buracos” na Torcida como o visto em Volta Redonda no jogo contra o RedBull, mesmo com todos os ingressos “vendidos”.

Aos demais tipos de sócio, como deles são cobrados valores na compra do ingresso (mesmo que com desconto), a regra valerá apenas para perda de Pontuação de Experiência, até zerá-la.

O Clube precisaria também, pela prática da Transparência, disponibilizar um extrato de movimentação de Pontos de Experiência e Ranking, para se antecipar a possíveis questionamentos.

IMPORTANTE: Sabemos que problemas acontecem. Então para evitar injustiça, caso o Sócio “devolva” seu ingresso até 3 horas antes do evento, disponibilizando-o consequentemente a outros torcedores, este Sócio não sofreria as ações acima elencadas.

7) Ação solidária de doação. Aquele Sócio que quiser disponibilizar sua franquia de ingresso (Arquiba 100), deverá fazê-lo em local específico a ser criado no Site.

O Clube, por sua própria liberalidade franquearia acesso somente na Leste Superior a pessoas previamente cadastradas através de parcerias com ONGs, Igrejas e outras associações, garantindo que o acesso liberado atenda àqueles torcedores de baixíssima renda e que realmente não conseguem sequer virar Sócios Leste Raiz. As regras seriam definidas pelo Clube, mas a responsabilidade de cumpri-las seria dessas Associações.

Todo esse processo de Cadastro e Operação deverá ser acompanhado e validado por empresa de Auditoria Externa.

As regras de “gratuidade” poderiam ser discutidas como, por exemplo, o número máximo de vezes em uma temporada que um determinado CPF poderá ter esse benefício? Fica também limitado a um número máximo de ingressos na Leste Superior, por liberalidade do Clube, dependendo para isso da demanda/importância do jogo.

Essas “gratuidades” seriam distribuídas apenas para acesso ao Estádio, em local e horário exclusivo, na abertura dos portões, com a apresentação de documentos. Obviamente o doador não irá pontuar no Plano de Sócio. A não presença do Beneficiado será avaliada para sua eventual exclusão do Projeto e o Ingresso retornado à venda no Site.

Para os demais Planos além do Arquiba 100 não será disponibilizado tal possibilidade, devendo os associados encontrar alternativas para doação.

Esta é uma Ação Inclusiva que se coaduna coma política de ser Um Clube de Todos.

8) Para os Sócios Toda Terra, seria importante o Fluminense estudar benefícios exclusivos, principalmente referentes a desconto em pay-per-view. Claro que a negociação não é fácil, mas alguma coisa precisa ser buscada para estimular esse tipo de adesão;

9) O Fluminense, como sempre prima pela inovação, deveria encabeçar junto à CBF e Nova Liga de Futebol a construção de uma “Plataforma Comum” que em todo o País se aceitasse a Carteira de Sócio-Torcedor como Instrumento de Acesso. Com isso facilitaria em muito a vida de nosso Sócio-Torcedor.

Há muitos outros pontos a melhorar e este paper não tem como objetivo ser definitivo, fechado, senão antes ser o início de discussão propositiva, um verdadeiro Brainstorming sobre o tema.

Agradeço a todos que se dispuseram a ler este texto até o final e fico à disposição para sua discussão.

Fernando Barcellos – Opinião do Cronista Tricolor

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andre.luiz
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11 comentários

  1. 1) As entregas estão sendo restabelecidas, mas, lamentável e inexplicavelmente, a “carteira” não exibe a foto do sócio.

    2) Perfeita sua sugestão!

    3) Sugestão interessante!

    4) Sugestão interessante!

    5) Sugestão interessante!

    6) Perfeita sua sugestão!

    7) Sugestão interessante!

    8) Perfeita sua sugestão!

    9) Perfeita sua sugestão!

    Show Cronista! Confesso que desconheço, há algum canal que possibilite – de fato – a chegada de sugestões como essas suas ao Fluminense?

Os comentários estão encerrados.