Comissão será criada para negociar com a Libra a adesão de clubes à Liga

Por Athos Moura — Jornal O Globo


Dirigentes de clube se reúnem em hotel do Rio de Janeiro para discutir entrada na liga — Foto: Divulgação

Dirigentes de clube se reúnem em hotel do Rio de Janeiro para discutir entrada na liga — Foto: Divulgação

Vinte e cinco clubes das séries A e B que não aderiram à Libra realizaram uma reunião nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, e decidiram criar uma comissão para negociar com o outro grupo a criação da liga. Os clubes também ouviram propostas de duas empresas, que propuseram fazer consultoria aos times.

Estiveram presentes os clubes: América-MG, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Athletico-PR, Atlético-MG, Coritiba, Cuiabá, Juventude, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Chapecoense, Brusque, CSA, CRB, Náutico, Criciúma, Guarani, Londrina, Operário, Sampaio Corrêa, Sport e Vila Nova.

A comissão será formada por cinco presidentes de clubes da Série A (América-MG, Atlético-MG, Fortaleza, Fluminense e Internacional) e também por um membro da Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), que representará os clubes da Série B. O grupo será assessorado pela Live Mode e pela Alvarez & Marsal, que irão propôr projeções e simulações de cenários.

O principal quesito que será debatido são os critérios de engajamento, que segundo contaram, não são claros. Uma reunião deve ser marcada em breve entre os dois grupos para se iniciarem as discussões.

Troféu do Campeonato Brasileiro CBF — Foto:

Troféu do Campeonato Brasileiro CBF

O presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho, contou que recentemente teve uma reunião com o presidente do São Paulo, Julio Casares — que é membro da Libra—, e que os números propostos por eles já não são os mesmos. A ideia inicial da Libra era 40% de pagamento igual a todos, 30% por desempenho e 30% por engajamento. Coelho afirmou que os grupos agora estão “sentados do mesmo lado da mesa”.

— Hoje tem quarenta e poucos por cento de pagamento igual. Próximo de 30% de divisão por performance. O que dá o desequilíbrio é o engajamento. Se negociarmos essa questão não vai ter disparidade.

A proposta da Libra sobre o engajamento leva em consideração cinco critérios. São eles: média de público nos estádios, base de assinantes de cada clube nos pacotes de streaming (assinaturas) referentes ao campeonato organizado pela Libra, número de seguidores acumulados e engajamento nas cinco principais redes sociais, audiência na TV aberta e tamanho da torcida.

— Decidimos que vamos para mesa. (Criamos) Um grupo de seis presidentes, uma comissão para negociar com o outro lado alguns pontos que são importantes. Caminhamos muito bem hoje — contou.

— Falar de número agora é simplesmente complicar uma situação de sentar na mesa para tentar tecnicamente discutir. Isso é uma questão técnica. Todos nós queremos uma liga de clubes. Nós queremos os 40 (clubes) juntos, mas entendemos que os critérios de divisão têm que ser diferentes das queles propostos por eles — esclareceu.

COMPARTILHE
Imagem padrão
andre.luiz
Artigos: 2642

Um comentário

  1. Si votre mari a supprimé l’historique des discussions, vous pouvez également utiliser des outils de récupération de données pour récupérer les messages supprimés. Voici quelques outils de récupération de données couramment utilisés :

Os comentários estão encerrados.